sábado, 10 de maio de 2014

Entrevista: Dassler Marques

O Indústria de base conversou com o repórter do portal Terra Dassler Marques sobre suas impressões referente aos assuntos abordados no blog. O cerne de nossa discussão é o destino dos milhares de garotos dispensados todos os anos pelos clubes espalhados pelo país, estariam eles preparados para a vida fora dos gramados? Dassler escreve desde 2007 sobre o tema e tem vicência para ajudar a montar esse quebra-cabeça.

Dassler(esquerda) cobrindo a Euro 2012 (arquivo pessoal)
Indústria de base - Gostaríamos que você falasse sobre sua carreira, com foco nos trabalhos com categorias de base, e sua ocupação atual. 

Eu sempre fui um desses moleques que só pensam em futebol 24 horas por dia. Meio sem querer resolvi estudar jornalismo e a partir do terceiro ano é que me dei conta de que poderia viver da minha maior paixão. O trabalho com base começou também assim, sem muito planejamento, quando alguns colegas me convidaram para criar um site sobre o tema, o olheiros.net que foi ao ar em outubro de 2007. O olheiros ficou no ar até o fim de 2012, quando já trabalhando no terra havia quase quatro anos, me convidaram para ter um blog a respeito de base, o prata da casa, e mais portas se abriram desde então.Hoje sou repórter do terra e mantenho o blog simultaneamente.

IB - Você acredita que a estrutura do futebol da base no Brasil prepara os jovens para uma provável futura vida fora dos gramados? 
Não, muito longe disso. Fiz até um post recente, após participar de um evento da Unicef em Salvador a respeito disso, onde falei um pouco a respeito do problema. O funil do futebol só garante o futuro de uma pequena fatia dos garotos e infelizmente poucos deles estão preparados para um plano b na vida. É super importante que os meios de comunicação propaguem isso. Houve uma evolução nos últimos anos, é bem provável que sim, mas os clubes devem assegurar o futuro desses meninos com bolsas universitárias a partir dos 19 anos, por exemplo.

IB -  há algo que possa melhorar nesse sentido? o que seria e quem deve fazê-lo? 
 A criação do certificado de clube formador(falaremos sobre o certificado futuramente) foi um embrião para que os clubes, pouco a pouco, sejam obrigados a aprimorar suas condições de infraestrutura, de profissionais e de contrapartida aos meninos. Acho que é necessário aprofundar a questão do certificado, exigir que todas as equipes federadas possuam, e então caminhar para garantir o estudo desses garotos até o ensino superior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário